Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fundo de Estabilização da Segurança Social perde mais de 3%

Relacionados

Governo vai reforçar valor para o próximo ano

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) perdeu 3,14% até Setembro. A informação foi avançada esta segunda-feira pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva, em conferência de imprensa.

O responsável «culpa» o comportamento do mercado de capitais por esta quebra, atingindo os 8.257 milhões de euros, no final do mês de Setembro.

PUB

É de referir que este fundo é constituído por 50% em dívida pública, 25% por outra dívida, 21% por acções e 4% por imobiliário.

Apesar desta perda, Vieira da Silva garante, no entanto, que o resultado «foi superior em 0,10% à rentabilidade de uma carteira de mercado de referência com limites idênticos aos do FEFSS».

«Acreditamos na importância deste fundo numa estratégia a médio e a longo prazo», acrescentando ainda que «está a ser aplicado em 30 anos e que a rendibilidade média dos últimos três anos ser de 2,37% e a dos últimos cinco anos ser de 3,96%».

A pensar nesta estratégia, o Governo vai reforçar o valor para este fundo em 2009.

Proposta desinteressante por parte dos privados

Vieira da Silva confirmou ainda negociações com privados para alienar parte deste fundo mas o ministro garante que «dos contactos realizados e das negociações iniciadas não houve nenhuma proposta que fosse considerada interessante e segura».

PUB

Relacionados

Últimas