Já fez LIKE no TVI Notícias?

Desemprego: mulheres continuam a ser mais afectadas

Algarve apresenta a maior taxa

A população desempregada em Portugal e que rondou os 427 mil indivíduos no 1º trimestre registou um decréscimo homólogo de 9,1% (abrangendo 42,9 mil indivíduos) e trimestral de 2,8% (12,5 mil).

A taxa de desemprego dos homens foi de 6,4% e a das mulheres foi de 8,9%, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que adiantam, no entanto, que assistiu-se a uma maior diminuição no número de mulheres desempregadas (24,8 mil indivíduos). Já o número de homens desempregados também diminuiu, embora o seu contributo tenha sido menor (18 mil).

PUB

Menor quebra na faixa dos 25 aos 34 anos

A faixa etária entre os 25 e os 34 anos registaram a maior diminuição em termos de desemprego, seguindo-se as idades dos 15 aos 24 anos. A contrariar esta tendência está o grupo etário a partir dos 45 anos.

Desta forma e de acordo com os mesmos dados, a diminuição trimestral da população desempregada registou-se em determinados segmentos: mulheres, indivíduos dos 25 aos 34 anos, com nível de escolaridade completo correspondente ao ensino superior, indivíduos à procura de novo emprego (sobretudo provenientes da indústria, construção, energia e água) e indivíduos desempregados à procura de emprego há menos de um ano.

Regiões com maior desemprego

Segundo os dados revelados pelo INE, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões, com excepção do Algarve e da Região Autónoma dos Açores, onde aumentou.

O maior decréscimo ocorreu no Centro (1,6 pontos percentuais (p.p.), já a maior subida deu-se no Algarve (1,1 p.p.).

PUB

Últimas