Já fez LIKE no TVI Notícias?

Custo do Trabalho sobe 5,4% no 3º trimestre

Relacionados

Este ano verificou-se um acréscimo do custo médio horário na maioria das actividades económicas

O Índice de Custo do Trabalho (ICT), excluindo a Administração Pública e corrigido dos dias úteis, foi de 147,8 no terceiro trimestre de 2008, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira.

Este resultado corresponde uma variação homóloga positiva de 5,4 por cento, evolução superior à registada no mesmo período do ano anterior (3,6%).

PUB

Esta evolução decorre de um aumento homólogo de 4% dos custos médios do trabalho e de uma diminuição de 1,5% das horas efectivamente trabalhadas.

No mesmo período verificou-se um acréscimo do custo médio horário na maioria das actividades económicas, tendo sido mais acentuado nas seguintes: «actividades financeiras» (16,3%), «rransportes, armazenagem e comunicação» (9,3%), «Outras actividades de serviços colectivos, sociais e pessoais» (8,4%), «comércio por grosso e a retalho» (7,7%) e «electricidade, gás e água» (7,6%). Estas evoluções superaram a evolução homóloga do ICT total (5,4%).

Variações homólogas inferiores

O «alojamento e restauração» (4,5%), as «indústrias transformadoras» (3,5%), a «construção» (2,4%), as «indústrias extractivas» (2,1%), a «saúde» (2,0%) e a «educação» (0,6%) registaram variações homólogas dos custos médios horários inferiores aos do ICT (5,4%).

As «actividades imobiliárias» (0,7%) apresentaram um decréscimo do custo médio horário face ao período homólogo.

Tomando como referência o trimestre homólogo, a variação do custo médio horário excedeu a evolução do ICT Total (5,4%) na região de Lisboa (mais 9,7%), na Região Autónoma dos Açores (mais 6,1%) e na região do Algarve (mais 5,7%).

PUB

Relacionados

Últimas