Já fez LIKE no TVI Notícias?

Habitação: conheça as casas com maior procura

Relacionados

Imobiliário fica marcado pela estabilidade dos preços em 2009

Os preços de mercado no segmento residencial não sofreram, em 2009, «quaisquer ajustamentos extraordinários», avança esta segunda-feira a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Em termos de tipologias, no último bimestre de 2009 a APEMIP verificou incidência sobre os T3 (31,2%) e os T2 (26,4%). Os T4 somaram 15,9% da procura por tipologia, seguidos dos T5 (12,3%), T1 (10,8%) e finalmente, sem tipologia e T0 (3,4%).

PUB

Já no que diz respeito aos valores por metro quadrado, a mesma associação adianta que as alterações registadas foram «pontuais» e «pouco significativas». Em termos médios nacionais, os apartamentos registam em Dezembro um valor de referência entre os 1.414 euros e os 1.732 euros.

«Mesmo tendo em conta o agravamento dos principais indicadores macroeconómicos e sociais, por via da deterioração das condições de acesso ao crédito imobiliário, os preços de mercado no segmento residencial não sofreram ajustamentos extraordinários. A estabilidade dos preços praticados nos principais produtos residenciais ao longo de todo o ano reforçou, em momentos de incerteza, que o imobiliário continua a ser assumido como uma resposta segura a eventuais necessidades de investimento», sublinha a mesma associação em comunicado.

Em termos de procura, os indicadores do portal «CasaYes» colocam Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Cascais, Sintra, Oeiras, Maia, Gondomar e finalmente, Loures no top 10 dos concelhos mais pesquisados em 2009.

Já no segmento de apartamentos novos, a mesma amplitude revelou-se mais baixa em Santarém e em Castelo Branco. Faro e Coimbra assinalaram, por seu turno, os valores mais altos.

PUB

Relacionados

Últimas