Já fez LIKE no TVI Notícias?

«The Economist»: Zapatero vai causar problemas no futuro

Relacionados

Publicação defende que a redução dos gastos seria a solução para a economia espanhola

O jornal britânico «The Economist» destaca na edição desta semana «a volta de 180 graus» na política económica do presidente do Governo espanhol, José Luis Zapatero, que anunciou o aumento dos impostos para combater o défice. Com esta decisão e recusando-se a cortar nos gastos, a publicação inglesa afirma que Zapatero está a gerar problemas para o futuro, escreve o «Cinco Días».

O «The Economist» afirma que a anterior política de Zapatero de «gastar, gastar, gastar» foi substituída por «impostos, impostos, impostos», enquanto o défice continua a subir e a economia sem recuperar.

PUB

O jornal recorda ainda que o presidente do governo de Espanha apenas anunciou na quarta-feira que o valor de subida tributária irá atingir 1,5% do PIB, mas não esclareceu os detalhes do aumento.

«A economia espanhola não vai recuperar em menos de um ano», arrisca a publicação lembrando o «enorme buraco» nas contas públicas, acrescentando que o défice do país irá atingir perto de 10% ainda este ano, o que só poderá ser resolvido ou através do corte nos gastos, opção que Zapatero parece ter posto de lado, ou do aumento dos impostos ou de empréstimos.

PUB

Relacionados

Últimas