Já fez LIKE no TVI Notícias?

Investimento em publicidade cresce até 5% em 2008

Relacionados

O investimento em publicidade deverá crescer entre 3,5 e 5 por cento no próximo ano, mantando a tendência de 2007.

As estimativas são da Moresearch que justificam esta subida pelo facto de preverem que, pela primeira vez nos últimos 5 anos, a economia portuguesa deverá apresentar uma evolução em linha com a União Europeia.

«Estas projecções (..) permitem projectar uma no de 2008 positivo e com um crescimento do investimento publicitário acima do registado em 2007, que se poderá situar entre os 3,5 e os 5%», referem num estudo.

PUB

Ainda para este ano, os analistas dizem que, depois de um primeiro semestre bastante positivo, com um crescimento dos investimento em publicidade em torno dos 4/5%, é previsível que se possa registar um «pequeno arrefecimento» no último semestre, devendo o mercado fechar com um aumento anual de 3%.

Já tendo em conta os diferentes meios, a Moresearch acredita que a TV generalista deverá em 2007 apresentar, pela primeira vez, um crescimento em linha ou ligeiramente inferior ao mercado, «situação que se deverá manter para 2008».

Rádio e Outdoor podem beneficiar de sucesso da selecção portuguesa

No entanto, sublinham que, este facto não põe em causa a valência do meio T, apenas a reequaciona num modelo de comunicação onde todos os canais de comunicação estão cada vez mais interligados.

«Nesta nova dinâmica, meios como a Internet e os eventos ganham um protagonismo crescente, como canais de activação da comunicação e das marcas, junto dos consumidores», explicam.

Já a web, deverá continuar a crescer na casa dos 50% em 2008, depois de previsivelmente duplicar este ano.

Por outro lado, o pior cenário traçado é o da imprensa que, mesmo assim, deverá manter-se num quadro de estabilidade. «A Rádio e o Outdoor poderão beneficiar de um efeito alavancagem Euro, caso a selecção portuguesa consiga o desejável apuramento para a fase final do Europeu de Futebol», terminam.

PUB

Relacionados

Últimas