Já fez LIKE no TVI Notícias?

REN pode pagar mais 50 milhões pelo 3º tanque de gás natural

Relacionados

Empresa vai lançar no fim deste mês um concurso internacional

A construção do terceiro tanque de armazenagem de gás natural liquefeito (GNL) no terminal de Sines poderá custar 150 milhões de euros, ao contrário dos 100 milhões inicialmente avançados, afirmou à «Lusa» fonte oficial da REN.

Os técnicos da Redes Energéticas Nacionais (REN) estão a estudar a hipótese de aumentar a capacidade do tanque de 120 para 150 mil metros cúbicos de gás e a tiragem de 900 mil para 1.300 mil metros cúbicos de gás, o que poderá elevar o custo do investimento, disse a fonte.

PUB

A REN vai lançar no final de Agosto um concurso internacional para a construção do terceiro tanque de armazenagem de gás natural liquefeito, que vai permitir melhorar a flexibilidade do aprovisionamento de gás no país e diversificar a origem do abastecimento.

Quatro novas centrais vão entrar em funcionamento

A necessidade de uma maior capacidade de armazenamento de GNL decorre da entrada em funcionamento, dentro de cinco anos, de quatro novas centrais de ciclo combinado a gás natural.

O gás natural consumido em Portugal provém da Nigéria, que assegura 55 por cento dos fornecimentos, sendo transportado através de navios metaneiros e descarregado no terminal de Sines, e o restante provém da Argélia, através do gasoduto do Magrebe que entra em Portugal em Campo Maior.

Em 2007, segundo dados da Direcção Geral de Energia, foram consumidos em Portugal 4.753 milhões de metros cúbicos de gás natural.

O presidente da REN, José Penedos, tinha previsto que a entrada em funcionamento das novas centrais de ciclo combinado, duplicassem esse consumo no prazo de cinco anos.

PUB

Relacionados

Últimas