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Seguros estranham críticas da Deco no simulador de PPR

ISP diz que compromissos «foram cumpridos» mas refere que ferramenta está aberta a actualizações

, que permite comparar os custos dos Planos Poupança Reforma (PPR) nacionais.

O presidente do Instituto de Seguros de Portugal disse esta quarta-feira que endereçou uma carta à Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) a expressar «estranheza» quanto às críticas feitas pela entidade ao simulador, lançado no final de 2008 no site do ISP

«Os compromissos foram cumpridos», disse Fernando Nogueira aos jornalistas, no final da audição que decorreu no Parlamento, «até porque este projecto esteve em consulta pública».

No entanto, o presidente do ISP acrescenta que a ferramenta disponibilizada seguirá «um esforço permanente de melhorias» e actualizações de informação, tendo sempre por base uma «informação simples e acessível».

«Humildemente, estamos sempre abertos quer a críticas, quer a contributos», acrescentou Fernando Nogueira.

PPR: compare na Internet e escolha o melhor

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As críticas da Deco

O porta-voz do ISP disse ainda que «nem sempre todas as sugestões podem ser seguidas, mas são sempre tomadas em consideração».

Recorde-se que a Deco emitiu em Janeiro um comunicado em que criticava o simulador do ISP, acusando-o de ser «incompleto» e «um mau serviço» prestado aos consumidores.

Segundo a associação, a tabela do ISP, que permite aos subscritores comparar custos e rentabilidades, não inclui todos os PPR sob a forma de seguro, incluindo os ligados a fundos de investimento, nem os PPR sob a forma de fundo.

Assim, queixou-se a Deco, «deixa de fora os produtos mais indicados para quem tem entre 40 e 50 anos».

Na altura do lançamento do simulador, o ISP informou que a ferramenta «pretende reforçar a transparência e contribuir para uma melhor compreensão por parte dos consumidores das características dos planos de poupança reforma (PPR), um dos veículos de poupança privilegiados pela população portuguesa».

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