Já fez LIKE no TVI Notícias?

Expansão do aeroporto de Lisboa concluída em 2010

Relacionados

As obras e as remodelações previstas no plano de expansão do aeroporto de Lisboa vão começar em Janeiro do próximo ano e terminam em 2010, adiantou esta terça-feira o ministro dos Transportes.

Na conferência de imprensa da apresentação deste plano, Mário Lino considerou que «o impacto que estas medidas vão ter na actividade económica e no turismo justifica o investimento».

Para a expansão do Aeroporto da Portela estão previstos gastos na ordem dos 380 milhões de euros, que serão pagos na sua totalidade pela ANA-Aeroportos de Portugal, garantiu o seu presidente, Guilhermino Rodrigues.

PUB

Este alargamento vai permitir acolher 16 milhões de passageiros face aos actuais 13 milhões. Irá aumentar a ainda a actual capacidade da pista de 36 para 40 movimentos por hora, do terminal de 3.200 para 4.320 pessoas por hora, as portas de embarque vão passar a ser 47 face às anteriores 26 e o número de mangas (pontes telescópicas) passa de 7 para 20. Finalmente, vai ser possível a movimentação de 100 mil a 150 mil toneladas de carga por ano (contra 80 mil actuais).

O presidente da TAP, Fernando Pinto, considerou este projecto como uma «grande notícia para todos», apontando que vai também permitir que a sua empresa mantenha o seu ritmo de crescimento, sobretudo agora com o «trabalho conjunto com a Portugália».

Terminal 2 pronto no Verão de 2007

Toda esta transformação será feita «progressivamente», disse também o presidente da ANA, acrescentando que a construção do segundo terminal deverá estar pronta já no «próximo Verão», ou seja, possibilitar um «terceiro trimestre com maior capacidade».

PUB

No entanto, esta expansão da Portela será apenas para suportar o aumento de tráfego até 2017, aquando a construção da OTA deverá estar concluída. «É um investimento para fazer face ao aumento da procura até ao novo aeroporto estar terminado», afirmou o ministro.

Ministro lamenta atraso da OTA

Mário Lino admite que entretanto surjam «dificuldades» e lamenta que ainda não tenha começado a construção do novo aeroporto da OTA. «Mesmo com este alargamento não tenhamos dúvidas de que vamos ter momentos de alguma dificuldade e que pode afectar a qualidade de serviço», referiu o mesmo, preocupado com o aumento do tráfego previsto de 9% para 2007.

Quanto a outros alargamentos da Portela, o responsável afasta essa possibilidade respondendo que este já é o que «foi possível» e sublinhou que a prioridade é tentar «antecipar» a OTA.

Para o espaço do aeroporto de Lisboa, que quando a OTA estiver operativa vai desaparecer, o Governo ainda não tem «nenhum plano».

PUB

Relacionados

Últimas