Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa dispara com proposta de fusão entre o BCP e o BPI

A bolsa em Lisboa fechou no verde, impulsionado pela banca e, acompanhando a tendência das restantes praças europeias.

O PSI20 valorizou 0,70% para os 12.732,00 pontos.

O destaque de hoje vai para o BCP que valorizou 2,24% para os 3,19 euros e para o BPI que somou 1,56% para os 6,51 euros.

PUB

O banco de Fernando Ulrich acabou de confirmar que entregou uma proposta de fusão ao conselho de administração do BCP.

Caso haja acordo o novo banco deverá chamar-se «Millennium BPI». Fernando Ulrich já garantiu, em conferência de imprensa, que o «o objectivo é criar um banco maior e mais forte», acrescentando ainda que, «o BPI vai vender aos accionistas a participação que tem no BCP e vice-versa».

Uma fonte ligada ao processo, confirmou à «Agência Financeira» que o conselho de administração do banco de Filipe Pinhal foi convocada de urgência.

Já o BES, em conferência de imprensa, garantiu que não está a estudar quaisquer aquisições bancárias em Portugal e alertou que uma possível Oferta Pública de Aquisição (OPA) do BPI sobre BCP não teria sucesso.

As acções do banco de Ricardo Salgado subiram 0,12% para os 16,50 euros.

Na energia, a EDP somou 0,70% para os 4,34 euros. O empresário Pedro Queiroz Pereira acusou o Governo de mandar na eléctrica portuguesa.

PUB

Destaque ainda para a Brisa que ganhou 2,16% para os 9,48 euros. A concessionária vai concorrer a dois projectos de auto-estradas na Rússia, no valor de 2 mil milhões de euros.

Já a Jerónimo Martins subiu 1,03% para os 4,91 euros. Os lucros da empresa nos primeiros 9 meses do ano aumentaram 32% para 87,9 milhões de euros.

A liderar as perdas esteve a Mota-Engil ao perder 2,11% para os 5,58 euros.

O cartão vermelho vai também para a Portugal Telecom que desvalorizou 0,67% para os 10,31 euros. A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) está a realizar uma auditoria à qualidade dos serviços da PT Comunicações.

O CAC ganha 1,51%, o DAX soma 1,32%, o FTSE valoriza 1,45% e o IBEX sobe 1,02%.

Nos Estados Unidos, os mercados seguem a negociar em terreno misto, com o Dow Jones a ganhar 0,08% e o Nasdaq a perder 1,24%.

PUB

Últimas