Já fez LIKE no TVI Notícias?

Redução do défice será conseguida à custa da redução da despesa

A agência de notação financeira Moody's prevê que a redução do défice público português em 2007 seja conseguida exclusivamente à custa do controlo das despesas.

Esta é uma das conclusões divulgada esta sexta-feira.

«Em 2007 toda a redução de 0,9 pontos percentuais do défice face ao PIB virá do lado da despesa», escrevem os analistas da Moody's.

PUB

Estes 0,9 pontos percentuais dizem respeito ao compromisso que o Governo assumiu no orçamento do Estado para 2007 de reduzir de 4,6 para 3,7% o défice das contas públicas.

No entanto, como o défice público em 2006 acabou por ficar nos 3,9% e o Executivo baixou de 3,7 para 3,3 a sua previsão do défice orçamental para 2007, o seu compromisso actual é de reduzir o saldo orçamental em 0,6 pontos percentuais do PIB (em vez dos 0,9 pontos percentuais).

A agência de rating espera que a consolidação orçamental continue, mas a «um ritmo mais lento» do que no passado, embora antecipe que a dívida pública continua a subir (em 2007 deve aumentar 0,7 pontos percentuais para 65,4% do PIB e atingir os 65,8% em 2008).

A teoria económica diz que uma consolidação mais duradoura das contas públicas deve assentar numa redução das despesas e não num aumento dos impostos, pelo que a verificar-se o cenário da Moody's, Portugal está a avançar para uma efectiva consolidação do défice.

PUB

Últimas