Já fez LIKE no TVI Notícias?

CGD lança 1ª emissão obrigacionista com garantia do Estado

Relacionados

Novo segmento do mercado de dívida

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) lançou esta sexta-feira a primeira emissão obrigacionista com garantia do Estado, inaugurando em Portugal este novo segmento do mercado de dívida.

«O valor total da emissão ascendeu 1,25 mil milhões de euros o que representa um acréscimo de 25% face ao montante estabelecido inicialmente, de mil milhões de euros (os termos da garantia prestada pelo Estado permitiam uma emissão entre 1 e 2 mil milhões de euros)», adianta o banco em comunicado.

PUB

De acordo com a CGD, este acréscimo foi motivado pela «forte procura registada e que ultrapassou largamente a oferta disponível».

As obrigações com maturidade de 3 anos têm um cupão de 3,875% (85 pontos base acima do nível dos «mid swaps»).

«Não obstante as difíceis condições de mercado que se vêm acentuando com a deterioração das expectativas macroeconómicas a nível global e com o actual e potencial elevado volume de oferta de dívida garantida por outros Estados, a operação da Caixa mereceu uma forte receptividade por parte dos investidores tendo sido objecto de um conjunto de 85 ordens com a seguinte distribuição geográfica: Alemanha e Áustria, 32%, França 16%, Espanha 7%, Irlanda 6%, Bélgica 4%, Portugal 28.5% e cerca de 7% para um conjunto de outras regiões incluindo o Médio e Extremo Oriente», considera a instituição.

A operação foi colocada por um sindicato bancário constituído pelo Barclays Capital, BNP Paribas, CaixaBI, HSBC, DZBank, LBBW, BES, MilleniumBCP e BPI.

PUB

Relacionados

Últimas