Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vêm aí novos carros em 2008

Mostramos-lhe os carros do futuro das marcas mais vendidas em Portugal

Ano novo é sinal de vida nova e também de carros novos. Por isso, a «Agência Financeira» mostra-lhe as novidades de algumas marcas com maior quota de mercado no nosso país. É o caso da Opel, da Toyota, da Renault e da Fiat.

Depois do recente lançamento no mercado dos novos motores 1.7 CDTI de 125 cavalos (turbodiesel) e 1.6 Turbo de 180 cavalos (a gasolina), ambos para o modelo Astra, a Opel prepara-se agora para introduzir uma nova versão no Corsa: o novo GSI, com motor 1.6 Turbo de 150 cv, que alargará a gama com uma versão especialmente «dinâmica» e preço a partir de 25.100 euros.

PUB

O novo Corsa GSi 1.6 Turbo apresenta um consumo médio de apenas 7,9 litros/100 km. A potência específica situa-se em expressivos 94 cv por litro.

Próximo da Primavera, será a vez de surgir o novíssimo Ágila (cujo preço ainda não é conhecido), mas que é já caracterizado como um citadino «muito versátil e fácil de conduzir», que, graças a motores modernos e económicos, vai ser uma proposta «extremamente competitiva», igualmente a nível de impacte ambiental, garantiu o Director-Geral da General Motors Portugal, Herman De Backer, à «Agência Financeira».

Corsa estreia versões ecoFLEX

Também nessa altura nascerão as versões ecoFLEX, que se alargarão progressivamente a toda a gama Opel. A estreia caberá ao Corsa ecoFLEX, que se distinguirá por alcançar valores «extremamente baixos de consumo» de combustível e de emissões.

Já no grupo Toyota, a grande novidade será o Toyota Land Cruiser V8, que está previsto chegar nos primeiros meses do ano. Este modelo encontra-se no «topo da gama» de modelos 4x4 da marca. O preço vai rondar os 100 mil euros.

PUB

Ainda em 2008, a Toyota espera remodelar o comercial Toyota Dyna e, fazer, no final do próximo ano, uma remodelação da pick up Toyota Hilux, reconhecida pela sua «fiabilidade, robustez e facilidade de utilização», disse fonte oficial da Toyota à «Agência Financeira».

Aygo e Yaris com actualizações

Para além destes modelos, «prevemos introduzir algumas actualizações nos modelos Aygo, Yaris (nomeadamente a versão alusiva ao patrocínio do festival de musica «Rock in Rio»), Auris e Corolla Verso», acrescentou a mesma fonte.

Com efeito, 2008 será um ano de manutenção de um conjunto de modelos lançados em 2006 e 2007 e de sustentação de toda uma estratégia de crescimento e rejuvenescimento da marca, «pelo que assentaremos a nossa actuação num conjunto de acções a desenvolver no próximo ano, sustentada pela nossa gama, que actualmente conta 12 modelos», do segmento A ao D, passando por comerciais, viaturas TT, monovolumes e SUV.

Renault com novidades no Laguna e Clio

PUB

Mas as novidades não ficam por aqui. Ainda no primeiro trimestre de 2008, é a vez da Renault lançar o novo Laguna Break, o novo Kangoo e o Clio Break, sendo que este último é um modelo novo na gama da marca, ou seja, «não substitui nenhum modelo actual», disse fonte oficial da Renault à «Agência Financeira».

No final da primavera vai ser lançada a versão comercial do novo Kangoo e o primeiro SUV da Renault, que foi recentemente apresentado na forma de um show-car. «No Outono será lançada a versão Coupé do novo Laguna», realçou a mesma fonte da Renault, acrescentando que «os lançamentos de 2008 não ficarão por aqui».

Séries especiais na Fiat

Quem também não fica por aqui é a Fiat que vai lançar, também no próximo ano, o Fiat 500, o Panda 100cv, o Panda Panda (metano), a Linea caixa automática, bem como novas séries especiais do Grande Punto e Doblò e ainda o Croma Face Lift, sublinhou fonte oficial da Fiat.

Recorde-se que a actual quota de mercado da Opel é de 11,2% e da Toyota de cerca de 6,8% (mais 0,7 pontos percentuais que em 2006). A Renault possui uma quota de mercado de 12,5% nos automóveis de passageiros e de 15,9% nos comerciais ligeiros. No mercado total (passageiros e comerciais) a quota da marca é de 13,3%. Já a da Fiat é de 3,3%.

Veja as fotografias em cima

PUB

Últimas