As empresas europeias duram cerca de 12,5 anos, já as brasileiras ficam-se pelos 8,5 anos. A pensar nestes «timings» a Fundação Dom Cabral (FDC) vai desenvolver o programa PAEX, em Portugal, que prevê acabar com a curta longevidade das empresas e ajudar os empresários a desenvolver uma «paixão pela perfeição» que, no seu entender, é a alavanca do crescimento e a garantia de sobrevivência.
Este programa, que conta com a participação da Escola de Gestão do Porto (EGP) e da «Business School» brasileira, terá a duração de três anos, vai envolver 10 empresas (sectorialmente não-concorrentes entre si), e terá várias edições simultâneas.
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Tintas Barbot, APDL, Lipor, Adira, Jocilma, Grupo Celeste, Sardinha & Leite, Ferreira Marques & Irmão e Móveis Viriato serão as primeiras empresas portuguesas a estrear-se no programa PAEX.
A Fundação Dom Cabral diz que «das 10 companhias mais rentáveis no Brasil, cinco participaram no PAEX».
A Fundação Dom Cabral, parceira exclusiva da EGP para a operação portuguesa, apresenta um volume de negócios anual de 40 milhões de euros e está no top 20 «Business Schools» do mundo, segundo o «ranking» do «Financial Times».
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