Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combustíveis: As principais conclusões do regulador

Preço do gasóleo já subiu 28%

A Autoridade da Concorrência (AdC) inicia este mês a realizar relatórios mensais sobre a análise do preço dos combustíveis. O objectivo é esclarecer o processo de formação do preço dos combustíveis, pelo que o regulador pediu mais informações às empresas do sector. Neste primeiro reporte, que incide sobretudo nos meses de Abril a Junho, a AdC chegou a várias conclusões sobre o sector, nomeadamente a relação procura/oferta, as diferenças entre o mercado nacional ou o internacional e a variação dos preços praticados em Portugal.

A Concorrência começa por abordar o tema da procura e oferta. «A procura internacional de crude cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2008 tendo sido superada pelo crescimento da oferta (mais 1,8%). Estima-se que a procura mundial continue em alta a médio prazo suportada pelo crescimento do consumo na China, Índia, Médio Oriente, América Latina e países da ex-URSS», refere.

PUB

Já no que diz respeito a Portugal, o consumo de combustíveis rodoviários acentuou a queda no mesmo período, tendo diminuído 3,1% em comparação com o homólogo (gasóleo caiu 1,9% e gasolina 7%).

A AdC sublinha que, estes três meses foram caracterizados pelo acelerar da tendência de crescimento do preço do petróleo. O preço médio em euros do petróleo (futuros do Brent a 1 mês) subiu 54,8% face ao período homólogo de 2007 e 22,8% face ao trimestre anterior.

Gás propano aumentou 18%

Ainda a gasolina sem chumbo 95 viu o preço médio de referência à saída das refinarias europeias indexadas ao mercado do Noroeste Europeu (NWE) aumentar 19,7% enquanto o seu PMAI (preço médio de venda ao público antes de impostos) em Portugal aumentou 16,7%.

Para o mesmo período, o gasóleo viu o preço médio de referência à saída das refinarias europeias indexadas ao mercado do NWE aumentar 62,2% enquanto o seu PMAI em Portugal aumentou 47,5%.

«Os preços no mercado nacional reagem com cerca de duas semanas de atraso face às cotações internacionais dos produtos derivados», adianta o relatório.

PUB

Por seu lado, o PMVP (preço médio de venda ao público depois de impostos) da gasolina 95 e do gasóleo em território nacional aumentou 8% e 27,7%, respectivamente. E em média, no segundo trimestre do ano, o PMVP da gasolina 95 em Portugal foi superior à média da União Europeia a 27, enquanto que o do gasóleo se mantinha abaixo da média.

Ainda de acordo com o regulador, o consumo nacional de gás propano e butano engarrafado apresentou-se em queda acentuada durante o 1º semestre de 2008. Face a idêntico período de 2007 o consumo de gás propano engarrafado caiu 6% e o de gás butano engarrafado 8%.

«Apesar de do 1.º para o 2.º trimestre do mesmo ano se ter registado uma redução de 0,2% nos PMVP dos gases propano e butano engarrafados em Portugal, se compararmos com o trimestre homólogo, os preços médios aumentaram 18% e 16%, respectivamente».

Por ser o primeiro destes relatórios, o regulador inclui os dados referentes aos dois primeiros trimestres deste ano, bem como a 2007. No entanto, é de referir que a AdC sublinha que dado que duas das seis empresas petrolíferas, por razoes de reorganização interna, solicitaram o adiamento de um mês para efeitos de envio deste primeiro reporte. Assim, a Concorrência prevê só a partir de Novembro conseguir receber todos os dados com regularidade.

PUB

Últimas