Já fez LIKE no TVI Notícias?

Onde encontrar as gasolineiras mais baratas no país

Algarve é região mais cara

Os preços médios mais baixos dos combustíveis rodoviários registaram-se em postos de combustíveis junto a áreas comerciais, nomeadamente supermercados e hipermercados. Já por regiões há diferenças diferenças, mas menos relevantes. A região Centro a mais barata e o Algarve a mais cara, concluiu um relatório da Autoridade da Concorrência (AdC).

Por localização do retalhista, no final de Junho de 2008, o preço médio de venda ao público, nestes postos junto a áreas comerciais, atingiram os 1,466 euros/litro no caso da gasolina sem chumbo 95 e 1,378 euros/litro no caso do gasóleo.

PUB

Os preços médios registados nos super/hipermercados foram 4% mais baixos do que os preços médios praticados nas auto-estradas para a gasolina 95 e para o gasóleo em postos de auto-estrada na última semana de Junho de 2008.

Efectivamente, os preços médios mais elevados verificaram-se nos postos de auto-estradas quer para a gasolina 95, quer para o gasóleo (1,527 euros/litro e 1,436/litro, respectivamente).

A amplitude de preços da gasolina 95 foi particularmente elevada em postos localizados fora de zonas comerciais e auto-estradas (15,1%), e, no caso do gasóleo, elevada nas áreas comerciais (7,6%).

Os postos localizados em auto-estradas continuam a ter a amplitude de variação de preço mais reduzida (1,2% para a gasolina 95 e 1,6% para o gasóleo).

No entanto, a AdC sublinha que, no segundo trimestre deste ano face ao homólogo, a amplitude de preços nas auto-estradas continuou a reduzir-se.

De referir que, no ano de 2007, a amplitude de preços nas auto-estradas variou entre 1% e 2%, no caso da gasolina 95, e 2% e 3%, no caso do gasóleo.

PUB

Diferenças por regiõesEm Portugal Continental, na última semana de Junho de 2008, o preço médio da gasolina 95 não apresentou diferenças relevantes entre regiões. A diferença máxima registada foi de 0,4 cêntimos/litro. Tal como no final do primeiro trimestre deste ano, também no segundo trimestre o Algarve registou o preço médio mais elevado (1,524 euros/litro) e a região Centro o preço médio mais baixo (1,520/litro).

As amplitudes de variação (diferença entre o preço mais baixo e o preço mais alto praticados na venda ao público) foram diferentes entre regiões durante a última semana de Março.

Para a gasolina 95, a maior amplitude de variação de preços foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo (15,4%), e a região com menor amplitude de variação foi o Algarve (4,6%).

O preço da gasolina 95 mais baixo foi registado na região Centro (1,358/litro) e o preço mais elevado na região de Lisboa e Vale do Tejo (1,593/litro).

«Relativamente ao gasóleo, os preços médios entre regiões também não diferiram significativamente (0,6 cêntimos/litro)», refere o regulador.

PUB

O preço médio mais baixo foi registado na região de Lisboa e Vale do Tejo (1,331/litro) e o mais elevado foi idêntico em todas as regiões do país (1,445/litro).

As amplitudes de variação dos preços do gasóleo são, em média, maiores entre as diferentes regiões. A região de Lisboa e Vale do Tejo apresentava a maior amplitude de variação (cerca de 8%), e o Algarve a menor (5,3%).

Para o gasóleo, o preço mais baixo registou-se nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo (1,331/litro), enquanto que o preço mais alto (1,445/litro) foi idêntico em todas as regiões do país.

PUB

Últimas