Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco português entra com 100 milhões para salvar Qimonda

Relacionados

Empresa comprometeu-se a desenvolver mais as suas unidades de investigação

Um banco português vai participar com um empréstimo de 100 milhões de euros no plano de salvamento da Qimonda que, em Portugal, emprega directamente duas mil pessoas, anunciou esta domingo a multinacional, que é a maior exportadora portuguesa.

O plano de salvamento prevê a injecção na empresa de 325 milhões de euros, com um empréstimo de 150 milhões de euros por parte do Estado alemão da Saxónia e um empréstimo de 75 milhões de euros da Infeon, maior accionista da Qimonda, avança a Lusa.

PUB

Uma instituição financeira portuguesa, que o comunicado da Qimonda não revela, avança com um empréstimo dos restantes 100 milhões.

A empresa, que é líder mundial no fabrico de chips e semicondutores, terá também acesso a uma garantia estatal de 280 milhões de euros da Alemanha e do estado da Saxónia.

«Em troca, a Qimonda comprometeu-se a desenvolver mais as suas unidades de investigação e desenvolvimento em Portugal, Vila do Conde, e na Alemanha, em Dresden», refere a empresa.

«Agradecemos especialmente ao estado da Saxónia, a Portugal e à Infineon pela confiança nas nossas capacidades de inovação e execução», disse o presidente da Qimonda, Kin Wah Loh.

A Qimonda AG, casa-mãe da Qimonda Portugal, disse no início do mês que poderia enfrentar a falência se não conseguisse encontrar novos investidores, uma vez que os produtores de semicondutores enfrentam um mercado onde os preços dos produtos estão em queda devido ao excesso de oferta.

Pinho: salvamento da Qimonda mantém empregos e reforça tecnologia

Sindicato: «Não peçam mais sacrifícios aos trabalhadores da Quimonda»

PUB

Relacionados

Últimas