Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novo simulador previne futuras crises

Relacionados

Decidir manter ou não o mesmo emprego ou mesmo definir novas políticas económicas vai ser uma tarefa mais fácil

Como é que os bancos vão conseguir prevenir futuras crises de crédito? Para dar resposta a esta pergunta a Comissão Europeia apresentou esta segunda-feira um simulador que vai ajudar empresas, bancos e instituições a prever o modo como os mercados vão evoluir.

Trata-se de um software que, mediante a simulação de comportamentos de famílias, empresas, bancos ou outras instituições, mostra o modo como os mercados vão reagir.

PUB

Dar reposta a questões como manter ou não o mesmo emprego ou determinar a parte do salário a poupar, a gastar ou a investir vai ser mais simples.

Depois, ao transportar essa simulação para uma «escala maciça» vai permitir «testar novas políticas destinadas a dar resposta aos futuros desafios sociais», como explica a Comissão em comunicado.

Software custa 2,5 milhões de euros

Este simulador vai «complementar as estatísticas económicas tradicionais e os pressupostos quanto ao modo como os actores económicos reagem», disse a comissária europeia da Sociedade de Informação e Media, Viviane Reding.

O software, que representa um investimento de 2,5 milhões de euros, aplica tecnologia também utilizada no cinema para produção de imagens por computador.

Por enquanto, este simulador é ainda um «projecto de investigação» que aguarda pela participação de «investigadores dos organismos públicos e os institutos nacionais de investigação» para que «actuem rapidamente para, assim que possível, colocarem esta ferramenta à disposição dos decisores políticos», como explicou Viviane Reding, no mesmo documento.

PUB

Relacionados

Últimas