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Impresa regista prejuízos de 6 milhões

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Receitas consolidadas caíram 10%

(Notícia actualizada às 17h30)

A Impresa registou prejuízos de 6 milhões de euros, no 1º trimestre.

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O EBITDA é negativo de 1,3 milhões de euros, «penalizado pela quebra acentuada das receitas de publicidade», revela em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

As receitas consolidadas foram de 55,5 milhões de euros, o que representa uma descida de 10%.

TV: queda nas receitas publicitárias

A SIC terminou o 1º trimestre com receitas totais de 34,9 milhões de euros, o que representou uma descida de 16,9%, «principalmente como consequência da descida do mercado publicitário e da redução de vendas pelo facto de se ter procedido à alienação da IPlay».

No final deste período, verificou-se uma descida de 27,2% nas receitas de publicidade, reflectindo o forte abrandamento do mercado publicitário no início do ano. Segundo a empresa, nos três primeiros meses de 2009, as receitas de publicidade representaram 53,1% do total das receitas da SIC.

«A audiências diárias da SIC atingiram uma média de 24,6% e registaram uma recuperação nos principais horários em relação aos valores verificados no 4º trimestre de 2008, com destaque para o horário nobre, que registou uma subida de 6,5%».

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Este período ficou ainda por uma redução dos custos de programação. «Este objectivo passou por uma redução do investimento em ficção nacional, no seguimento do qual se alienou a TDN ¿ Terra do Nunca Produções, no final de Março à SP Televisão», adianta o mesmo documento.

Já as receitas de subscrição dos canais temáticos subiram 18,8%.

Revistas e jornais

Em relação ao segmento de revistas e jornais, as receitas totais subiram 3,6% para 19,4 milhões de euros, o que representou uma descida de 23,8% em relação às contas pró-forma de Março de 2008.

As receitas publicitárias desceram 20,7% no 1º trimestre de 2009, e 37% em relação às contas pró-forma de Março de 2008. «Esta descida abrupta deveu-se ao rápido abrandamento da actividade económica, que afectou o mercado publicitário, para além de o 1º trimestre de 2008 ter sido um período invulgarmente forte. A descida das receitas foi particularmente significativa na área dos classificados. A única área que registou um crescimento das receitas, no 1º trimestre de 2009, foi a da publicidade online, tanto display como classificados», adianta o mesmo documento.

A Internet foi outra aposta da empresa neste período, com o lançamento das novas versões dos sites do Expresso, da Visão e do AutoSport.

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