Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI acusa bancos centrais de ignorar sinais da crise

Relacionados

Evolução do crédito foi um dos indícios que não mereceu a atenção destas entidades

O Fundo Monetário Internacional (FMI) acusou os bancos centrais de ignorar os sinais que faziam prever uma possível crise imobiliária no anos antes da recessão, segundo um relatório publicado terça-feira pelo organismo, noticia o «Cinco Días».

No documento, o FMI deixa claro que as políticas monetárias não foram o detonador da maior crise mundial em 70 anos e que as autoridades da política monetária cumpriram o seu papel de controlar a inflação, mas que não prestaram especial atenção a outros factores que indicadores da conjuntura actual.

PUB

A evolução do crédito, os défices por conta corrente ou os preços da habitação «que tipicamente aumentam antes da explosão de preços» são os sinais que o organismo afirma terem sido ignorados.

No entanto, o FMI também responsabiliza as autoridades políticas por este cenário económico, acusando-as de terem errado ao definir as competências e mandatos que atribuem aos bancos centrais. Segundo o relatório, o mandato das autoridades monetárias deveria ser alargado de forma a contemplar os riscos em torno da estabilidade financeira.

PUB

Relacionados

Últimas