Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prejuízos das empresas do Estado sobem em 2008

Relacionados

Sectores que mais agravaram a situação foram os transportes e a saúde

O sector empresarial do Estado, que conta com 89 empresas públicas, apresentou um prejuízo de mil milhões de euros em 2008, o que corresponde a um agravamento superior a 600 milhões de euros, face ao ano anterior, noticia a «TSF».

Segundo a mesma fonte, a TAP foi das empresas que mais contribuiu para o agravamento.

PUB

Os sectores que mais afectaram as contas foram as empresas de transporte, de saúde e de comunicação social, sendo que o BPN ainda não está contabilizado.

Assim, as contas das empresas públicas pioraram no ano passado devido sobretudo aos resultados da TAP e à desvalorização das participações financeiras da Parpública.

Estado aumenta esforço financeiro

Durante a apresentação do relatório, o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Pina explicou também que ocorreram circunstâncias especificas em 2008, desde logo o alargamento do universo do sector empresarial que passou a contar com os novos hospitais-empresas, refere a «TSF».

O Estado teve ainda de aumentar o esforço financeiro junto das empresas públicas não financeiras. Carlos Costa Pina justificou este aumento pelas compensações com os prejuízos que as empresas incorrem na prestação dos serviços públicos.

PUB

Relacionados

Últimas