Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE quer ver efeito da instabilidade no crescimento antes de tomar decisão

Relacionados

O presidente do BCE afirmou que o banco vai esperar para ver o efeito da instabilidade no mercado financeiro no crescimento económico antes de decidir novos aumentos das taxas de juro.

«A volatilidade no mercado financeiro e a reapreciação dos riscos nas últimas semanas conduziram a um aumento da incerteza», disse o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, numa conferência de imprensa em Frankfurt, avança a «Lusa».

«Face a este nível de incerteza, convém reunir informações adicionais antes de tirar conclusões» sobre as taxas de juro, acrescentou.

PUB

Recorde-se que o BCE decidiu hoje manter a sua principal taxa directora em 4 por cento, uma decisão tomada «por unanimidade», segundo Trichet.

A reunião dos governadores centrais da zona euro fora precedida do anúncio de uma nova injecção de liquidez no sistema monetário europeu, que ascendeu em 42,2 mil milhões de euros.

A crise aberta em Agosto pelo colapso do mercado do crédito hipotecário de alto risco («subprime mortgage») nos Estados Unidos tornou os bancos relutantes em conceder empréstimos, o que está a pressionar em alta as taxas de juro no mercado monetário e a abalar a confiança dos investidores.

O conselho dos governadores do BCE vai dar «a maior atenção» a todos os desenvolvimentos nos mercados financeiros, disse Trichet.

O presidente do BCE deixou, no entanto, claro que os riscos inflacionistas a médio prazo se mantinham na zona euro, onde as perspectivas de crescimento continuam «favoráveis» e as taxas «acomodatícias».

O francês não utilizou no entanto a expressão «forte vigilância», anunciadora de um aumento das taxas de juro no mês seguinte, embora tenha reafirmado a necessidade de actuar «atempadamente» e «com firmeza» se necessário para contrariar as tendências inflacionistas.

PUB

Relacionados

Últimas