Já fez LIKE no TVI Notícias?

Certidões on-line para empresas são 50% mais baratas

As certidões electrónicas já disponíveis para empresas vão ficar 50 por cento mais baratas do que se forem pedidas em papel ou nos balcões.

A medida, anunciada esta terça-feira pelo secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, serve para estimular o uso dos serviços administrativos pela Internet e permite que, por exemplo, o registo de empresas on-line custe 180 euros (face aos 360 euros ao balcão) ou que a alteração de estatutos de uma sociedade fique em 100 euros (metade do que custa em papel).

«Estes serviços on-line devem ser cada vez mais utilizados e esta redução de preços, aprovada em Conselho de Ministros, é o nosso contributo», referiu o secretário de Estado em conferência na mostra de tecnologia PorTi, que decorre até quinta-feira no Parque das Nações de Lisboa.

PUB

Segundo o Ministério da Justiça, a partir desta terça-feira, passa a ser possível pedir registos empresariais on-line como o de alteração ao contrato de sociedade, de aumento ou de redução do capital social, além dos referentes à transformação, fusão e cisão de sociedades.

Já é possível consultar as contas da empresa on-line

O secretário de Estado da Justiça lembrou ainda que também já é possível obter, após o respectivo registo, as contas de uma empresa, sendo um serviço mais barato do que se for solicitado pela via tradicional.

A Informação Empresarial Simplificada «é essencial para o mercado português.

De um mês para o outro, ficamos a conhecer as contas de uma empresa», sublinhou João Tiago Silveira.

Estes novos serviços integram um dos Projectos de Investimento em Infra-Estrutura Prioritária e constam do programa de Simplificação Administrativa (Simplex) e do Plano Tecnológico.

«Ganha o mercado português em nome da transparência», concluiu o secretário de Estado da Justiça.

PUB

Últimas