Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp acusada de burla por não reflectir baixa do IVA

Relacionados

Teixeira dos Santos garante que vai pedir explicações sobre o caso

O Partido Comunista Português (PCP) acusar a Galp de burla, alegando que, com a baixa do IVA de 21 para 20 por cento, a petrolífera aumentou o preço dos combustíveis de forma a compensar essa redução.

Na audição do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, no Parlamento, o deputado Honório Novo confrontou o mesmo com duas facturas da Galp de uma garrafa de gás butano. A factura de Junho com 21% de IVA mostra um total de 20,25 euros e a de Julho, a 20%, totaliza igual montante, apesar de descriminar a diferença na taxa de IVA cobrada.

PUB

Aliás, as facturas em causa mostram que, em Junho, com a taxa a 21%, o valor que corresponde ao imposto é 13 cêntimos inferior ao discriminado na factura de Julho. Só não se explica porque é que, se o imposto caiu, o preço final não baixou.

Honório Novo pede assim a intervenção do ministro na actividade da Galp.

Na mesma audição, o ministro Teixeira dos Santos assegurou que «o Governo já deu orientações às entidades de fiscalização económica para estarem atentas aos comportamentos das empresas para assegurar que a redução do IVA tenha a devida repercussão». E adiantou acreditar «que as entidades estejam a fazer o seu trabalho».

Quanto à Galp, em resposta à intervenção de Honório Novo, o governante garantiu que «vão ser pedidas explicações em relação a esta matéria».

PUB

Relacionados

Últimas