Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cérebro do plano abortado em Londres está no Afeganistão

O Paquistão informou a coligação internacional destacada no Afeganistão que cérebro do plano terrorista abortado em 10 de Agosto no Reino Unido se encontra em território afegão.

Segundo responsáveis dos serviços secretos militares que pediram o anonimato, trata-se de um membro da Al-Qaida não identificado que estaria logo abaixo de Usama bin Laden e Ayman al-Zawahiri na hierarquia daquela rede terrorista.

«A sua zona de operação é a província de Kunar», fronteiriça com o Paquistão, garantiu uma dessas fontes.

PUB

De acordo com esses responsáveis, o britânico Rashid Rauf, detido no princípio de Agosto no Paquistão pelo seu presumível envolvimento no plano terrorista, teria estado em contacto com aquele membro da Al-Qaida.

As informações sobre a sua localização foram obtidas durante interrogatórios a Rashid Rauf e foram transmitidas à coligação, acrescentou a fonte.

«Como é óbvio estamos a trabalhar estreitamente e a cooperação é excelente entre os parceiros da coligação», disse ainda, sem querer precisar o nível das investigações na província afegã de Kunar.

Montanhosa e arborizada, aquela região do leste do Afeganistão é uma das mais familiares ao chefe da Al-Qaida, Usama bin Laden, que aí passou longos períodos com os seus correligionários.

É também uma das regiões onde os serviços secretos ocidentais e paquistaneses estimam que os chefes da Al-Qaida se tenham refugiado após o derrube do regime dos talibãs, em finais de 2001.

PUB

Últimas