Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tesouro quer vender acções que adquiriu aos bancos

Se as duas partes não chegarem a acordo em relação a um preço justo poderão recorrer a um avaliador privado

A administração norte-americana criou um processo para determinar o preço de milhões de acções de bancos que o governo federal detém, podendo os bancos apresentar ofertas de recompra das suas acções.

As instituições financeiras vão fazer ofertas pelas acções e o departamento do Tesouro depois irá decidir se apresenta uma contraproposta ou não, avança a Lusa.

PUB

Se o governo e determinado banco não chegarem a acordo em relação a um preço considerado justo pelas duas partes, ambos poderão recorrer a um avaliador privado.

Alguns dos maiores dos bancos dos Estados Unidos - incluindo o JP Morgan Chase e o Morgan Stanley - esperavam por esta decisão, uma vez que faziam parte dos 10 bancos que devolveram os fundos recebidos, num total de 68 mil milhões de dólares (48,3 mil milhões de euros) do plano de combate à crise do governo federal.

Os bancos vão ter 15 dias a partir da data em que devolverem os fundos federais recebidos para apresentarem uma oferta de compra, indicando a quantia que estão dispostos a pagar para recomprar as acções.

O Departamento do Tesouro terá depois 10 dias para responder, podendo recusar a oferta do banco e apresentar uma contra-oferta.

Caso não se chegue a um consenso, serão chamados dois avaliadores externos e, se mesmo depois desta intervenção, não houver acordo entre o governo e o banco, poderá ser solicitada a intervenção de um terceiro avaliador, de acordo com as orientações do Tesouro.

Se depois desta terceira tentativa, não se chegar a um consenso, o governo tem o direito de levar as acções a leilão, convidando entidades terceiras a participar.

PUB

Últimas