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Venda de portáteis e telemóveis ultrapassa 4,8 milhões

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As vendas de dispositivos móveis e portáteis em Portugal atingiram mais de 4,8 milhões unidades no ano de 2006, estimando-se uma taxa de crescimento média anual de quase 7 por cento, de acordo com o estudo da IDC «Serviços, Aplicações e Dispositivos Móveis: Análise e Previsões 2005-2010».

Os dados são de um estudo da IDC «Serviços, Aplicações e Dispositivos Móveis: Análise e Previsões 2005-2010».

As vendas de telefones móveis atingiram quase 4 milhões de unidades, mas é a área dos «smartphones» que apresenta a maior dinâmica de crescimento, sendo que para o período em análise 2005-2010, a IDC prevê um crescimento inferior a 1%, apresentando este mercado sinais claros de maturidade.

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Aliar «moda» aos equipamentos é aposta ganha

O mercado dos dispositivos convergentes (Smartphones) é o segmento que apresenta maior dinamismo entre os equipamentos móveis, tendo sido vendidas em 2006 mais de 400 mil unidades, prevendo-se uma taxa média de crescimento entre 2005 e 2010 superior a 50%.

«O facto da indústria ter dado aos telefones móveis uma imagem de acessório de moda provocou um foco excessivo na concepção e introdução de telefones móveis com formas compactas e atractivas, colocando para segundo plano a qualidade do software e das interfaces de utilização», disse Gabriel Coimbra, Research & Consulting Manager da IDC Portugal.

Computadores Portáteis ainda são a principal opção móvel

Em 2006 foram vendidas em Portugal quase 450 mil unidades de PC¿s portáteis, estando previsto que em 2010 as vendas ultrapassem as 700 mil unidades.

A IDC estima que em Portugal os serviços móveis de dados cresçam no período em análise (2005-2010) a uma taxa anual média de quase 10%, e que venham a representar cerca de 20% dos gastos nas redes móveis em 2010, ou seja mais de 600 milhões de euros.

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SMS continua a ser a aplicação com mais utilizadores

De acordo com o estudo a IDC prevê que o crescimento dos serviços móveis de dados irá reflectir-se nas principais aplicações, mas com taxas de crescimento médias muito díspares, menos de 5% (SMS) e mais de 100% (TV Móvel), no período em análise.

O SMS continua a ser a aplicação com maior número de utilizadores, quase 6 milhões em 2006.

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