Já fez LIKE no TVI Notícias?

5 mil vídeos no «YouTube» têm links para páginas perigosas

Relacionados

Comentários são normalmente sugestivos

Este é mais um exemplo de como os cibercriminosos estão a atacar sites Web 2.0 populares para distribuir malware. Este tipo de ataques já foi observado anteriormente, com menor extensão, em sites como do «Digg» ou o «Facebook».

O vídeo mais visto no YouTube

PUB

Agora, o PandaLabs, o laboratório de detecção e análise de malware da Panda Security, detectou mais de 4.900 vídeos no «YouTube» com comentários que apontam para páginas Web concebidas para o download de malware, refere o comunicado.

Os comentários são normalmente sugestivos, afirmando que o link incluído irá direccionar os utilizadores para uma página Web legítima, com conteúdo pornográfico.

Ficheiro permite ver vídeo

No entanto, quando o utilizador faz clique no link, é direccionado para uma página concebida para descarregar malware. Nesta, os utilizadores são encorajados a efectuar o download de um ficheiro que lhes permita visualizar os vídeos. Caso o façam, os utilizadores estão na realidade a descarregar uma cópia do antivírus falso «Privacy Center».

Este malware, ao ser executado num computador, simula uma análise ao sistema, supostamente detectando dezenas de pretensos vírus. Oferece depois ao utilizador a possibilidade de adquirir a versão paga do programa, que alegadamente permitirá a remoção das ameaças. O objectivo dos cibercriminosos é lucrar com a venda fraudulenta desta versão «Premium» do programa.

PUB

Relacionados

Últimas