Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vaga de sequestros leva PJ à Venezuela

Autoridades venezuelanas e portuguesas terão «oficiais de ligação» nos dois países

Portugal e a Venezuela prevêem colocar, a partir de Outubro, «oficiais de ligação» (polícias), junto das embaixadas portuguesa em Caracas e venezuelana em Lisboa, revelou, hoje, o Expresso na sua edição on-line.

Segundo aquele semanário a medida deve-se «à vaga de sequestros» na Venezuela, país onde no último domingo quatro portugueses, entre eles três crianças, foram sequestrados no Estado de Táchira.

PUB

Em finais de Maio, durante uma visita de vários dias do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, a Caracas, o director-adjunto da PJ, José Brás, avançou à Agência Lusa que Portugal estava a analisar a colocação de um «oficial de ligação» junto da embaixada portuguesa na capital venezuelana.

O oficial teria como missão principal «colaborar presencialmente com as autoridades venezuelanas, facilitar o intercâmbio e desenvolver o trabalho junto da comunidade», para combater o narcotráfico e os sequestros.

A iniciativa visaria aumentar os níveis de confiança dos portugueses relativamente às polícias e sensibilizá-los para adoptarem medidas que minimizem as hipóteses de serem vítimas de sequestros.

Na sequência de contactos efectuados, em Junho, durante uma visita secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, Portugal e a Venezuela decidiram avançar com a criação de uma comissão técnica mista para tratar de aspectos relacionados com o combate ao narcotráfico, aos raptos e sequestros, e à investigação criminal.

Acordaram ainda «assegurar que o oficial de ligação» da Polícia Judiciária que trabalhará junto da Embaixada de Portugal em Caracas, «terá canais directos, junto das autoridades venezuelanas, para poder realizar o seu trabalho e dar apoio à investigação criminal relacionada com nacionais portugueses» na Venezuela.

PUB

Últimas