Já fez LIKE no TVI Notícias?

O que fica mais caro a partir de hoje?

Relacionados

Algumas coisas aumentam hoje, outras ao longo do ano. Mas nem tudo é mau: há preços que ficam na mesma e até alguns que baixam

Já entrámos em 2010. E com o novo ano, chegam muitos aumentos. Prepare-se para as despesas extra!

Uma das coisas que já estão mais caras é a electricidade. Prepare-se para pagar mais de luz. O aumento, para quem tem uma factura média de 40 euros, é de um euro. A subida estipulada no preço é de 2,9%.

PUB

O gás também pode aumentar, mas não para já. Por enquanto, os preços mantêm-se, mas em Julho serão conhecidas as novas tarifas para os consumidores domésticos.

Também a água vai ficar mais cara: os aumentos deverão ser conhecidos nos próximos meses, definidos pelas autarquias.

O início de 2010, ainda assim, também trará boas notícias para as famílias portuguesas, adianta a Lusa.

Ao longo do ano, conte também com um aumento da prestação do crédito à habitação. As Euribor vão começar a subir à medida que se espera que o Banco Central Europeu (BCE) aumente a taxa de referência na recta final do ano. As prestações que forem revistas, sobretudo na segunda metade do ano, deverão aumentar.

Mais caros vão ficar também os legumes, pelo menos nos próximos meses, por causa do mau tempo, que destruiu as colheitas. Alguns produtos, como tomate, alface ou brócolos, já aumentaram bastante e vão ficar ainda mais caros. Nalguns casos, o preço duplicou.

Nem tudo são más notícias

PUB

Mas nem tudo é mau. Há preços que não sobem, como é o caso das rendas das casas e dos transportes públicos, urbanos e suburbanos. Os transportes podem aumentar, mas só em Julho, altura em que costuma ser feita a revisão dos preços. Os táxis também não vão aumentar.

A maioria das portagens também permanece inalterada. As únicas excepções verificam-se na A2 e na A12.

Nos alimentos, pão e leite devem continuar a custar o mesmo, já que as respectivas indústrias não manifestaram vontade de subir os preços.

Os preços do serviço postal universal também não vão subir, segundo avançaram já os CTT.

E o que fica mais barato?

As boas notícias vão chegar do sector das telecomunicações: a Portugal Telecom anunciou que vai descer o preço das chamadas fixas em cerca de 10,5% e oferecer chamadas ilimitadas dentro da sua rede aos fins-de-semana a partir do dia 01 de Janeiro.

Nas redes móveis, TMN, Vodafone e Optimus não anunciaram qualquer alteração dos preços.

PUB

Mais rendimentos?

Em 2010, conta ainda com outros aumentos, mas estes bem mais agradáveis: o salário mínimo nacional (SMN) vai aumentar 25 euros, para 475. As pensões também sobem, no máximo 1,25%.

Os mais velhos e com menores rendimentos podem contar com outra ajuda: o complemento solidário para idosos também vai aumentar 1,25%, para 418,5 euros por mês.

PUB

Relacionados

Últimas