Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de 1.800 medicamentos baixam de preço a partir de hoje

Relacionados

Alteração de preços prevê uma redução máxima de 12%

Ao todo são mais de 1.800 os genéricos que vão baixar de preço a partir desta terça-feira, o que na prática se traduz numa poupança anual de cinco milhões de euros aos utentes e de 10 milhões ao Serviço Nacional de Saúde, de acordo com os dados do Infarmed, revelados pela «Lusa».

A Autoridade Nacional do Medicamento adianta que a baixa dos preços abrange 1.861 medicamentos e 13 substâncias activas, que entre Janeiro e Dezembro do ano passado apresentaram quotas de mercado superiores a 50%.

PUB

A alteração de preços, ao abrigo da portaria n.º 300-A/2007, prevê uma redução máxima de 12% e irá abranger medicamentos para tratamento da depressão (paroxetina e sertralina), próstata (finasterida), epilepsia (gabapentina), tensão alta (ramipril e lisinopril) e osteoporose após a menopausa (ácido alendrónico).

Na lista estão também os antibióticos (cerftriaxona e ciprofloxacina) e medicamentos para tratamento de infecções de fungos (terbinafina), anti-inflamatórios (meloxicam), problemas do estômago (ranitidina) e para prevenir tromboses (ticlopidina).

PUB

Relacionados

Últimas