Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco congratula-se com as escolhas para nobel

O problema das alterações climáticas chegou a «milhões de cidadãos de todo o mundo»

O Presidente da República congratulou-se esta sexta-feira com a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, considerando que o aquecimento global é «uma questão central», com «repercussões inequívocas» nas próximas gerações.

«Este Prémio reconhece o mérito dos laureados na sensibilização do público e dos decisores políticos para a importância do combate às alterações climáticas», considera Aníbal Cavaco Silva em comunicado divulgado pela Lusa.

PUB

Contudo, Cavaco Silva defende que este prémio «deve ser encarado, igualmente, como um desafio lançado a todos nós - Estados, empresas e cidadãos», pois «é tempo de descarbonizar o nosso modelo de desenvolvimento, apostando nas tecnologias limpas, nas energias renováveis e na eficiência energética, no quadro do Protocolo de Quioto».

O Presidente da República considera ainda «significativo» o contributo de Al Gore «para que a problemática das alterações climáticas saísse da esfera dos peritos e chegasse, pela primeira vez, a milhões de cidadãos de todo o mundo».

«A escolha, pelo Comité Nobel, da temática da mudança climática surge num momento crucial, na medida em que nos encontramos, precisamente, no inicio das negociações internacionais em torno das novas metas e dos novos instrumentos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, para o periodo pós-2012», adianta o Chefe de Estado.

PUB

Últimas