Já fez LIKE no TVI Notícias?

Renegociação de crédito a custo zero arranca hoje

Relacionados

Bancos dizem que não vão cobrar qualquer valor

A partir desta quinta-feira pode bater à porta do seu banco, pedir para que as condições do seu empréstimo à habitação sejam revistas e não pagar comissões por isso. Pode poupar mais de 150 euros com a nova legislação, o valor cobrado por alguns bancos, diz o «Jornal de Negócios».

Hoje entra em vigor a lei da renegociação de crédito, que define que os clientes podem tentar obter novas condições para os seus empréstimos sem que os bancos possam cobrar qualquer valor. Mas atenção: esta lei só abrange contratos à habitação que estejam em vigor. Reforços de capital não estão incluídos e quem já renegociou o contrato com o banco não poderá pedir o reembolso da comissão cobrada.

PUB

Quais as 6 pistas para reduzir a sua prestação

Alargamento do prazo do contrato

Aumentar o prazo do contrato de crédito vai ajudar a aliviar as constantes subidas de juros. No imediato verá a prestação do crédito diminuir, mas se as taxas de juro voltarem a subir a sua prestação também voltará a aumentar. No final do contrato, terá pago mais ao seu banco pelo empréstimo, mas alivia o orçamento mensal.

Período de carência

Pedir ao banco para, durante um período de tempo, só pagar juros é outra opção. Há vários períodos de carência que contribuem para reduzir os encargos mensais. Quando terminar o prazo do período de carência contratado, passará a pagar a parcela de juros e de capital. Até lá o capital em dívida fica igual.

Diferimento de capital

Outra hipótese é pedir ao banco que transfira para o final do contrato uma fatia do crédito. Durante o prazo do contrato vai pagar, segundo o «Jornal de Negócios», uma prestação mais baixa, pois só vai amortizar capital até uma percentagem do valor pedido.

PUB

Consolidação de crédito

Muitos bancos e instituições financeiras oferecem produtos de consolidação de créditos. Todos os empréstimos que tiver (casa, carro, cartões de crédito e crédito ao consumo) ficarão sob o mesmo contrato, o que vai reduzir-lhe a prestação mensal.

Taxa fixa

O recurso à taxa fixa serve para controlar os encargos mensais. Apesar de não garantir nenhuma redução da prestação, numa altura de turbulência como a actual saberá sempre qual é a mensalidade a pagar.

Amortizações de capital

Amortizar o seu empréstimo contribui para a redução da mensalidade. Quanto menor for o capital em dívida menores são os juros que terá de pagar, e por isso terá uma prestação mensal mais baixa.

PUB

Relacionados

Últimas