Já fez LIKE no TVI Notícias?

Direito de manifestação em perigo?

PSP dá «conselhos» a sindicalistas e Sócrates queixa-se de insultos. Como vê a polémica em torno dos protestos na rua?

Depois de no domingo, em Montemor-o-Velho, o primeiro-ministro ter acusado o Partido Comunista de «confundir direito à manifestação com o insulto», reagindo à presença de algumas dezenas de sindicalistas, ontem professores queixavam-se da presença de agentes da PSP na sede do sindicato dos Professores da Região Centro, pedindo informação sobre eventuais protestos a propósito da visita de Sócrates à Covilhã, esta terça-feira.

O ministro da Administração Interna já ordenou a instauração de um processo para apurar os factos ocorridos na Covilhã. Segundo denuncia o SPRC, dois polícias «à civil» levaram consigo dois documentos de informação. E deram «conselhos» para que houvesse «cuidado com a linguagem». Segundo o sindicato, a visita da PSP «constitui uma clara violação dos direitos, liberdades e garantias e das instituições democráticas», pelo que admite apresentar também queixa contra o governo português no Tribunal Europeu.

PUB

O SPRC vai integrar terça-feira um cordão humano de vários sindicatos da CGTP na recepção do primeiro-ministro, organizado pela União de Sindicatos de Castelo Branco contra as políticas do Governo. O SPRC decidiu também apresentar queixa-crime no Ministério Público contra o responsável local pela GNR de Montemor-o-Velho, onde sindicalistas foram identificados e rodeados com fita plástica para que permanecessem no local.

E o leitor? Concorda com esta atitude das forças de segurança? Os direitos, liberdades e garantias conquistados no dia 25 de Abril de 74 estão ameaçados?

PUB

Últimas