Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca centra atenções na Bolsa que segue em alta

Relacionados

A Euronext em Lisboa segue em alta, ainda que ligeira, com as restantes praças europeias a transaccionar em terreno misto. O IBEX perde 0,17% mas o CAC ganha 0,17%, o FTSE trepa 0,32% e o DAX avança 0,64%.

A nível doméstico, o índice PSI20 segue a ganhar 0,05 por cento para os 11.877,90 pontos, com apenas três das cotadas em queda e dois títulos inalterados.

A contribuir para os ganhos estão dois dos pesos pesados: a EDP e a PT. A eléctrica sobe 0,49% para os 4,14 euros, com mais de 8 milhões de acções negociadas. Ontem a imprensa avançava que a Galp Energia estava a pensar lançar uma OPA sobre a eléctrica, no entanto a petrolífera já veio desmentir e garantiu mesmo que «nunca fez nada para lançar uma OPA sobre a EDP».

PUB

A Portugal Telecom avança 0,3% para os 10,19 euros. Já a sua subsidiária PT Multimédia sobe 0,36% para os 11,10 euros. Do lado da família Azevedo, a Sonae SGPS lidera os ganhos ao trepar 2,27% para os 1,80 euros e a Sonaecom acompanha o sentimento ao valorizar 1,02% para os 4,94 euros.

No entanto, os olhos continuam postos no sector financeiro, no dia em que arrancou no mercado a Oferta Pública de Aquisição (OPA) do BCP sobre o BPI, que dura até 4 de Maio. O banco de Paulo Teixeira Pinto cai 0,36% para os 2,77 euros. Já o BPI sobe 0,31% para os 6,57 euros.

O BCP continua a oferecer 5,70 euros por cada acção do banco liderado por Fernando Ulrich, o mesmo preço da primeira oferta, embora o BCP admita adicionar 16 cêntimos, correspondente ao dividendo proposto pela administração do BPI relativamente a 2006. O BCP tem a possibilidade de rever o preço até 24 de Abril.

A convicção dos analistas contactados pela «Agência Financeira» é que o preço venha, de facto, a ser revisto, pelo que os accionistas do BPI devem aguardar pela revisão antes de darem as suas ordens de venda.

PUB

O chairman do BPI, Artur Santos Silva garantiu em entrevista à «Agência Financeira» que mantém a convicção de que a OPA lançada pelo BCP não vingará. Por isso, diz-se «tranquilo» e a aguardar «serenamente» pelo desfecho da operação. Falou ainda das suas convicções e expectativas pós-OPA e de como está satisfeito com o trabalho do actual presidente executivo, Fernando Ulrich.

Ainda na banca, o BES sobe 0,86% para os 14,12 euros, no dia o banco começou a negociar sem direito ao dividendo ilíquido de 0,40 euros por acção, que será distribuído a partir do dia 13 de Abril.

Destaque, ainda para a Mota-Engil que avança 1,15% para os 6,17 euros. Hoje a Martifer, participada da Mota-Engil, e a Suzlon elevaram de 126 para 150 euros por acção a contrapartida da Oferta Pública de Aquisição sobre a REpower para 150 euros por acção.

Com o novo preço, a OPA avalia a empresa alemã em 1,2 mil milhões de euros e supera a última oferta rival, da Areva, que é de 140 euros por acção, em 7%.

O cartão vermelho hoje vai para a Jerónimo Martins que cede 0,19% para os 20,48 euros e para a Cimpor que desvaloriza 0,47% para os 6,40 euros. A Cimpor vai investir 100 milhões de euros este ano na construção de uma nova unidade na Turquia, diz a «Reuters», de modo a ampliar a sua capacidade produtiva, em um milhão de toneladas anuais.

Nos Estados Unidos, os mercados devem abrir em alta.

PUB

Relacionados

Últimas