Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp e BES dão ânimo à bolsa no fecho

Relacionados

EDP e BPI impediram a bolsa de maiores subidas

A bolsa nacional fechou a negociar em alta pela terceira sessão consecutiva, com destaque para as acções da Galp Energia, Sonae SGPS e BES.

O índice PSI20 avançou 0,18% para os 7.262,79 pontos, com 10 títulos em alta e outros 10 em baixa.

PUB

Na Europa, as praças encerraram com tendência positiva pela sétima sessão consecutiva, à excepção da praça de Madrid. A motivar os ganhos dos últimos dias na Europa estiveram os resultados apresentados pelas empresas, em particular pelos bancos norte-americanos, que superaram todas as estimativas do mercado.

Por cá, a impulsionar esteve a Galp Energia que somou 1,46% para os 9,73 euros, numa altura em que o petróleo voltou aos ganhos nos mercados internacionais, apesar de ter estado a corrigir durante a manhã.

Também a Sonae SGPS valorizou 1,82% para os 0,72 euros e o BES trepou 0,66% para os 4,42 euros.

No entanto, a liderar as subidas ficou a Semapa que disparou 3,91% para os 6,34 euros.

BCP e PT também penalizaram

Já a impedir a bolsa de maiores ganhos esteve o BCP que tombou 0,13% para os 0,74 euros e o BPI que cedeu 0,31% para 1,91 euros. O banco prepara-se para apresentar resultados já na próxima quinta-feira.

De acordo com os analistas do banco suíço UBS, o BPI deverá anunciar lucros superiores a 92 milhões de euros. É um forte aumento face a 2008, de quase 900%.

PUB

Além disso, o BPI anunciou esta terça-feira que vendeu metade do capital da Cosec ao estado português por 27,5 milhões de euros.

A perder ficou também a EDP, que anunciou ontem que comprou activos da espanhola Gas Natural, por 330 milhões de euros. A portuguesa é já a 2ª maior empresa de gás da Península Ibérica.

Nota negativa ainda para a Portugal Telecom que derrapou 1,11% para os 7,12 euros e para a Portucel que impediu a bolsa de maiores ganhos ao recuar 1,7% para 1,67 euros.

Nos Estados Unidos, os mercados abriram em alta, mas já inverteram o sentimento, depois de ontem terem renovado máximos dos últimos oito meses, com várias empresas a apresentarem lucros superiores ao estimado.

A esta hora o Dow Jones recua uns ligeiros 0,01% e o índice tecnológico, Nasdaq, cede 0,53%.

PUB

Relacionados

Últimas