Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa desilude arrastada por Europa, BCP e Brisa pressionam

Relacionados

Sonae Indústria escalou mais de 4% numa sessão em que Mota-Engil registou o pior desempenho

A bolsa nacional fechou a última sessão a negociar em queda arrastada pelos pares europeus, que foram penalizados pelas declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet. BCP, BES e Brisa pressionaram, num dia em que Mota-Engil liderou as perdas.

O índice PSI20 cedeu 0,07 por cento para os 8.442,30 pontos, com 11 títulos em baixa, um estável e oito em alta.

PUB

As principais praças europeias encerraram pessimistas, com descidas mais pronunciadas que oscilaram entre 0,31% de Londres e 1,07% de Madrid, depois do presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, ter anunciado que vai retirar alguma liquidez ao sistema financeiro, isto porque o excesso de dinheiro também pode pôr em causa a estabilidade do sistema. Este anúncio gerou grandes receios junto dos investidores.

Por cá, a empurrar para baixo ficou o BCP que tombou 0,32% para os 0,92 euros, com mais de 10 milhões de acções trocadas de mãos, apesar de uma nota de análise positiva do Santander.

Ainda no sector, o BES recuou 0,51% para os 4,79 euros mas o BPI contrariou ao somar 0,42% para os 2,36 euros.

Mota-Engil desilude após resultados

Do lado das perdas nota para os títulos da Brisa que cederam 0,74% para os 6,84 euros e também para os títulos da Mota-Engil fecharam a descer 1,56% para 4,10 euros. A construtora teve um dos piores desempenhos do PSI20 depois de ter apresentado um lucro que ficou abaixo do previsto até Setembro. O resultado líquido da construtora até cresceu 16% nos primeiros nove meses do ano face ao mesmo período do ano passado, para 25 milhões de euros, mas a subida ficou abaixo do esperado pelo mercado.

PUB

Na energia, a EDP Renováveis escorregou 0,89% para os 6,62 euros, depois de ter inaugurado ontem no Indiana a primeira fase do parque eólico Meadow Lake, um empreendimento que dentro de alguns anos poderá ser o maior parque dos Estados Unidos da América (EUA), com cerca de mil megawatts (MW) de capacidade instalada.

EDP e PT impedem bolsa de maiores quedas

Ainda no sector, a EDP travou maiores descidas ao subir 0,52% para os 3,05 euros, a recuperar das quedas recentes e a REN ficou estável nos 3,00 euros.

A Galp deslizou 0,28% para 12,33 euros, pressionada pela descida dos preços do petróleo, depois de ontem Comissão Europeia ter iniciado uma investigação aprofundada aos benefícios de 160 milhões que a petrolífera poderá receber do Estado no âmbito da reconversão do seu parque refinador de Sines e Matosinhos.

A impedir a bolsa de maiores quedas ficou também a Portugal Telecom que trepou 0,34% para 8,10 euros, depois de ontem o presidente executivo da operadora, Zeinal Bava, ter afirmado que a PT espera chegar ao final do ano com 50 milhões de clientes no Brasil. A Sonaecom, por seu turno, recuou 0,82% para 1,81 euros e a Zon subiu 0,02% para 4,31 euros.

PUB

EUA no vermelho após resultados da Dell

Destaque pela positiva para os títulos da Sonae Indústria que dispararam 4,27% para os 2,61 euros, a maior subida desde 29 de Outubro.

Nos Estados Unidos, os mercados seguem a cair. O Dow Jones perde 0,38% e o índice tecnológico, Nasdaq, tomba 0,77%, com a subida do dólar a abalar o preço das matérias-primas.

Os índices estão a pressionados sobretudo pelas tecnológicas, depois de a Dell, a fabricante de computadores, ter apresentado resultados que ficaram aquém das estimativas.

PUB

Relacionados

Últimas