Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa nacional animada com títulos da Zon e Cimpor

Relacionados

BCP e EDP também ajudam

A praça nacional segue a negociar em alta, numa sessão em que as atenções estão centradas na Cimpor, que foi alvo de uma OPA na sexta-feira. Os investidores estão ainda atentos à Zon, depois da empresária Isabel dos Santos ter acordado a compra de 10% da dona da TV Cabo.

O índice PSI20 avança 0,83 por cento para os 8.279,88 pontos, com 16 das 20 empresas cotadas a negociarem em terreno positivo.

PUB

Na restante Europa, os índices seguem a ganhar, de certa forma beneficiados pelo fecho positivo dos índices norte-americanos e da praça japonesa, depois de ter sido divulgado que as exportações no Japão subiram, em Novembro, para máximos de sete anos.

Por cá, a ajudar estão os títulos da Cimpor que somam 1,14% para os 6,41 euros, um máximo de Setembro de 2007, o que representa um prémio de 11,4% face aos 5,75 euros oferecidos pela brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

As acções continuam a ser animadas pela OPA da CSN e pelo interesse de mais brasileiros na corrida pela cimenteira. O que se mostra mais interessado é o grupo Camargo Corrêa. O mercado está, por isso, a acentuar a convicção de que a OPA à Cimpor vai ver o seu preço aumentado em breve, pela CSN ou por uma oferta concorrente.

Também a Teixeira Duarte, a maior accionista da cimenteira, avança 2,59% para 1,10 euros.

A impulsionar estão também as acções da Zon Multimédia que lideram os ganhos do PSI20. A empresa chegou a subir mais de 8% poucos minutos depois da abertura para os 4,55 euros, o valor mais elevado desde 26 de Outubro, na sequência do anúncio do acordo da empresária angolana Isabel dos Santos para a compra de 10% da dona da TV Cabo. A esta hora a empresa liderada por Rodrigo Costa trepa 6,03% para os 4,44 euros.

PUB

Quem também está a contribuir para os ganhos é o sector financeiro. O BCP avança 0,89% para os 0,78 euros, o BPI progride 0,66% para os 2,12 euros e o BES segue estável nos 4,50 euros.

Na energia, a EDP sobe 0,71% para os 3,08 euros e a Galp trepa 0,92% para os 11,97 euros. Já a EDP Renováveis perde 0,2% para os 6,32 euros.

A travar maiores ganhos está ainda a REN e a Sonaecom.

PUB

Relacionados

Últimas