Já fez LIKE no TVI Notícias?

Decisão da Fed atira bolsa para 1ª queda em cinco sessões

Relacionados

PT e Jerónimo Martins penalizam. EDP trava maiores descidas

A bolsa nacional segue a negociar em queda pela primeira vez em cinco sessões, em linha com as pares europeias, depois da Fed norte-americana ter anunciado que vai aumentar a taxa de desconto aos bancos.

O índice PSI20 perde 0,27 por cento para os 7.632,69 pontos, com 13 títulos em terreno negativo e sete em alta. Foram negociadas mais de 6 milhões de acções em Lisboa ou 17,5 milhões de euros.

PUB

Nas restantes praças do velho continente, as descidas variam entre 0,05% de Paris e 0,47% de Madrid. Apenas Londres avança 0,92%. Os mercados estão a reagir com apreensão ao anúncio da Renerva Federal norte-americana (Fed) que decidiu aumentar a taxa de desconto, aquela que cobra aos bancos para lhes conceder empréstimos, o que é um claro sinal de uma retirada das medidas de estímulo à economia.

Por cá, a penalizar está a Portugal Telecom e a Jerónimo Martins. A operadora cede 0,82% para os 7,53 euros e a retalhista portuguesa recua 1,69% para os 6,92 euros, protagonizando o pior desempenho em Lisboa.

Já o sector financeiro acompanha o sentimento pessimista da banca europeia. O BPI tomba 0,34% para os 2,00 euros e o BES escorrega 0,1% para os 3,78 euros. Ainda assim, o BCP contraria ao somar 0,13% com cada acção a valer 0,74 euros.

Recorde-se que hoje o Financial Times Deutschland avança que a Comissão Europeia poderá solicitar aos bancos que colaborem com 2% dos seus depósitos para o fundo de garantia de depósitos. O contributo actual é de cerca de 0,5%, o que significa que se se confirmar esta intenção, os lucros das instituições financeiras vão cair cerca de 10%.

A travar maiores descidas está a EDP que valoriza 0,21% para os 2,78 euros, a Galp que progride 0,17% para os 11,78 euros e a Mota-Engil que avança 0,81% para os 3,19 euros.

Nos Estados Unidos, os futuros apontam para uma abertura em baixa.

PUB

Relacionados

Últimas