Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa em Lisboa já perdeu 20 mil milhões com a crise

Há nove anos atrás o PSI20 estava muito próximo da barreira psicológica dos 15 mil pontos. Hoje segue em torno dos 7 mil pontos

A bolsa lisboeta já desvalorizou 48% desde 2007. É que nesse ano, o principal índice, PSI 20, negociava nos 13.702 pontos, com um valor de mercado acima dos 42 mil milhões de euros.

Desde esse ano, a bolsa já perdeu quase metade desse valor.

PUB

A culpa é da crise que levou 20,1 mil milhões de euros às 20 maiores empresas cotadas portuguesas em apenas 24 meses. Se não fosse a recuperação de 25% desde os mínimos em Março, a capitalização bolsista da praça nacional seria ainda pior, escreve a Lusa.

O máximo que o PSI 20 obteve, por exemplo, a 17 de Julho de 2007 desapareceu rapidamente desde que estalou a «bolha imobiliária» nos Estados Unidos da América (EUA: o «subprime», que provocou um efeito dominó de enormes proporções. Seguiu-se o «crash» bolsista, depois a crise financeira, que se espalhou à economia real.

Recorde-se que ontem, no fecho, o PSI20 negociava em torno dos 7.160 pontos. Mas o mínimo do índice foi de 5.743 pontos, atingido em Março passado.

No dia 3 de Março de 2000, a bolsa nacional tocou o seu máximo histórico, ao cotar muito próximo da barreira psicológica dos 15 mil pontos, ou seja, há nove anos atrás.

Para chegar de novo a esse patamar o PSI20 precisaria de beneficiar de uma subida acima de 100%, o que poderá demorar vários anos. Para tal, é essencial o regresso da confiança dos investidores e a recuperação da economia à escala global.

PUB

Últimas