Já fez LIKE no TVI Notícias?

Incêndio: polícia merece louvor

Bombeiros criticam agentes da PSP que tentaram apagar chamas

O presidente do Sindicato Nacional da Policia repudia as declarações do comandante dos Bombeiros Voluntários da Amadora que, a propósito de um incêndio em Alfornelos, referiu que dois polícias tentaram combater as chamas indevidamente.

Segundo a Lusa, Armando Ferreira referiu que «os polícias têm muito respeito pelos bombeiros e seria bom haver o inverso». «Se há um parceiro e uma instituição que suporta os bombeiros em muitas situações é a PSP», lembrou.

PUB

O sindicato, adiantou, vai pedir para que seja accionado o artigo do regulamento disciplinar da PSP que prevê a atribuição de um louvor público ao agente que «pôs a vida em perigo para salvar outra pessoa».

Recorde-se que dois polícias ficaram sexta-feira encurralados por um incêndio que deflagrou no primeiro andar de um edifício em Alfornelos, Amadora, quando tentavam salvar uma pessoa.

O fogo, cujas causas são ainda desconhecidas, terá surgido numa sala do primeiro andar ao início da noite, tendo os Bombeiros Voluntários da Amadora sido alertados pela população às 20:04.

Segundo o comandante Mário Conde, elementos da corporação saíram «de imediato com os meios estabelecidos por lei», mas, ao chegarem ao local, dois agentes da PSP estavam já a «tentar apagar indevidamente» o incêndio.

«A nossa preocupação foi tirá-los do segundo andar, onde estavam encurralados e intoxicados pelo fumo», disse o responsável, acrescentando que a actuação dos polícias acabou por «contribuir para a propagação das chamas».

O comandante acredita que a atitude dos dois agentes tenha partido de «um instinto de interajuda», mas lembra que as funções dos elementos policiais se devem limitar à retirada dos moradores e à criação de corredores de acesso para as viaturas dos bombeiros.

PUB

Últimas