Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portucel procura destino para investimento de quase mil milhões

(Notícia actualizada)

Se não houver condições em Portugal, América do Sul e África são hipóteses

O presidente do conselho de administração da Portucel, Pedro Queiroz Pereira, garantiu esta terça-feira que a empresa está à procura de um destino para um investimento estimado em 1,5 mil milhões de dólares, ou seja, de cerca de 985 milhões de euros.

PUB

Em causa está uma nova fábrica de papel que, segundo o responsável, poderá ser em Portugal se houver matéria-prima. Caso não existam condições no País, a Portucel está a estudar localizações como América do Sul e África.

«A Portucel, nos seus desenvolvimentos futuros, vai fazer uma fábrica de papel. Tem possibilidade de o fazer na América do Sul ou em África, o que está em estudo. O que abri hoje é o compromisso de o fazer em Portugal se houver matéria-prima que abasteça um projecto desta natureza», afirmou Pedro Queiróz Pereira, à margem do lançamento da primeira pedra de uma nova fábrica no Complexo Industrial de Setúbal.

Exportações aumentariam em 800 milhões

O responsável acredita que Portugal tem condições para acolher este novo projecto. «Sabemos que é possível e que nem sequer são precisos mais eucaliptos para isto. Basta apenas que possam ser plantados em zona de mais rendimento e diminuir um pouco o fosso que existe entre a produtividade da floresta portuguesa e das que existem, por exemplo, na América do Sul». Disse o mesmo que aí a produtividade é em média de 45 metros cúbicos por hectare e em Portugal de 9.

PUB

O presidente do CAE da Portucel realçou ainda aos jornalistas que espera incentivos por parte do Governo e diz mesmo que já sentiu receptividade por parte do Executivo. «É preciso sentir as vontades. Sinto-a da parte do primeiro-ministro. Sei que tem muito interesse em que isto possa acontecer porque se trata de aumentar as exportações em 800 milhões de dólares (526 milhões de euros)».

Nesse sentido, a empresa vai agora aguardar nos próximos dois anos para ver se há condições para avançar com este projecto no país, ainda sem localização pensada, senão será feito lá fora.

As acções da Portucel seguem inalteradas nos 2,06 euros.

PUB

Últimas