Já fez LIKE no TVI Notícias?

Seguros: mais de 5 mil reclamações este ano

Relacionados

1.763 queixas foram efectuadas no livro de reclamações

O Instituto de Seguros de Portugal (ISP) recebeu um total de 5.070 reclamações, entre Janeiro e Setembro de 2009, contra as entidades sujeitas à sua supervisão, como empresas de seguros, sociedades gestoras de fundos de pensões e mediadores.

«Do total de reclamações registadas nos primeiros nove meses do ano, 3.307 foram recepcionadas directamente no Instituto de Seguros de Portugal enquanto que 1.763 foram efectuadas no livro de reclamações e, posteriormente, enviadas pelas entidades reclamadas para o ISP. A proporção destas reclamações manteve-se sensivelmente idêntica à do período homólogo anterior», diz o ISP num comunicado enviado à redacção da Agência Financeira.

PUB

Quanto às matérias de reclamação, mais de metade (57,73%) estão associadas à ocorrência de um sinistro. Das restantes, destacam-se as que dizem respeito ao conteúdo do contrato (18,44%), ao prémio (6,51%) e à cessação do contrato (6,41%).

No que diz respeito à distribuição por ramos, o número de reclamações nos ramos «Não Vida» (83,06%) é superior ao do ramo «Vida» (16,94%). Nos ramos «Não Vida» destaca-se o seguro automóvel com 52,56% seguindo-se o seguro de incêndio e outros danos (7,75%) e o seguro de saúde (6,98%).

Do universo de reclamações recepcionadas no período em análise, verifica-se que, na sua maioria, são apresentadas pelo próprio cliente (67,81%), e em 28,95% dos casos é um terceiro a reclamar.

PUB

Relacionados

Últimas