Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa-Dakar2008 : acampamento móvel conta com 2.500 pessoas

Rali começa sábado e termina a no Senegal a 20 de Janeiro

Uma «cidade», com mais de 2.500 habitantes, vai ser montada e desmontada diariamente para dar apoio à caravana do Rali Lisboa-Dakar, que começa sábado na capital portuguesa e termina no Senegal, a 20 de Janeiro. A notícia é avançada pela agência «Lusa».

Cerca de 20 aviões asseguram o transporte de mais de três centenas de pessoas e de toda a logística da mítica prova de todo-o-terreno, contando ainda a organização com cerca de uma dezena de helicópteros para o transporte de fotógrafos, televisões, médicos ou da direcção da corrida.

PUB

O acampamento, que começa a ser colocado em pé de manhã e é desmontado no dia seguinte, logo após a partida dos concorrentes, é uma autêntica Torre de Babel, que este ano contará com mais de 50 nacionalidades.

Para quem chega a tempo do jantar ou para o pequeno-almoço antes da partida, a organização monta um gigantesco «restaurante», em que trabalham mais de 80 pessoas, numa estrutura transportada por 11 camiões.

A saúde dos pilotos também não é deixada ao acaso e, alguns dos pontos intermédios de controlo, terão a presença de médicos, para avaliar rapidamente o estado dos pilotos e evitar qualquer tipo de problema.

Ao todo, a estrutura clínica da prova terá 50 pessoas a trabalhar, um hospital de campanha, equipado, por exemplo, com radiologia e bloco operatório, três helicópteros e 14 veículos.

Evento vai bater recorde de participantes

A edição de 2008 do Lisboa-Dakar baterá o recorde de participantes e, a 21 de Novembro de 2007, estavam inscritos 570 equipas: 245 motos, 20 «quads», 205 carros e 100 camiões.

Na última edição da prova, a Região de Lisboa teve um retorno directo de 16 milhões de euros, sendo que os 270.000 espectadores gastaram mais de 13 milhões de euros.

Só nos cinco dias de presença da caravana em Portugal, cerca de um milhão de espectadores seguiu de perto o rali, mais de 270 mil em Lisboa e 700 mil nas zonas espectáculo.

PUB

Últimas