Já fez LIKE no TVI Notícias?

Roubini diz que crise acaba ainda este ano

Relacionados

Optimismo do economista surpreende mercados e leva a ganhos

O economista Nouriel Roubini, que ficou célebre por ter previsto a actual crise, diz que a mesma acabará ainda este ano, adianta a Bloomberg.

Roubini acredita que os EUA sairão desta fase má no final de 2009 e avisou que a maior economia do mundo deve continuar com os estímulos fiscais, podendo mesmo precisar de um novo pacote no início de 2010, de 200 a 250 mil milhões de dólares.

PUB

Apesar de sublinhar a fragilidade do mercado de trabalho e da habitação, o especialista acredita que o pior desta recessão já passou e disse-o numa conferência em Nova Iorque. Declarações que surpreenderam o mercado, ou não fosse Roubini um economista considerado pessimista e apelidado frequentemente de «profeta da desgraça».

A sua previsão é tão animadora que, depois de as suas declarações terem sido divulgadas, os mercados reagiram de imediato em alta. Nos EUA, o índice Nasdaq avança 1,35% e o Dow Jones 1,19%.

O preço do petróleo também recuperou, invertendo a tendência negativa que registava durante a tarde. Em Nova Iorque, o crude sobe 52 cêntimos para 62,06 dólares o barril, e em Londres, o Brent avança 25 cêntimos para 63,77 dólares.

PUB

Relacionados

Últimas