Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: Portugal é o país da UE com mais presos

Temos 428 cidadãos presos em Espanha, enquanto há apenas 165 espanhóis reclusos em Portugal

O número de presos espanhóis no estrangeiro aumentou 9,6 por cento no último semestre, totalizando 1.500, dos quais 1.300 são homens e os restantes mulheres, segundo fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tutelado por Miguel ngel Moratinos.

Portugal tem mais de 428 cidadãos presos em Espanha enquanto há apenas 165 espanhóis reclusos em Portugal, segundo dados de Outubro, facultados à Agência Lusa pela Direcção-Geral espanhola das Instituições Penitenciárias.

Portugal é o país da União Europeia com mais presos em Espanha. Os cidadãos portugueses privados de liberdade nos vários estabelecimentos prisionais espanhóis ascendem a 428, dos quais 391 são homens e 37 mulheres.

Estes números não incluem os portugueses detidos na Catalunha, que não foi possível contabilizar.

Das 428 portugueses presos, 24 mulheres e 277 homens cumprem já sentenças, enquanto os outros aguardam julgamento em regime de prisão preventiva.

As estatísticas da população portuguesa reclusa em Espanha oscilam constantemente. Em Novembro de 2005, o número de portugueses retidos em Espanha totalizava 432 - 41 em cadeias catalãs.

PUB

A Itália tem 227 cidadãos presos em Espanha e o Reino Unido 235.

Actualmente, a Espanha tem um total de 64.100 presos (esta estatística não inclui os presos na Região Autónoma da Catalunha).

Por nacionalidades, o colectivo não comunitário com mais presos procede de Marrocos e da Colômbia. Os romenos, argelinos, equatorianos e brasileiros também marcam presença no ranking prisional.

Segundo fontes da Direcção Geral dos Serviços Prisionais, a população reclusa está a crescer a um ritmo aproximado de mil pessoas por dia, o que provoca problemas de saturação.

Para resolver esta situação, os serviços prisionais estão empenhados em conseguir a colaboração de vários estados para que os estrangeiros condenados possam cumprir as sentenças nos seus países de origem.

Para implementar esta medida, a instituição está a estudar diferentes fórmulas de cooperação, entre elas a hipótese de ajudar economicamente os países que pretendam participar naquela estratégia e a de melhorar os seus sistemas presidiários.

Os países onde há mais espanhóis presos são França (195), Portugal (165 ), Itália (121), Alemanha (121), Perú (110) e Brasil (95).

A principal causa da detenção e consequente prisão está relacionada com o tráfico de drogas.

PUB

Últimas