Já fez LIKE no TVI Notícias?

Constituição Europeia: «sim» ou não» em França?

Cerca de 42 milhões de eleitores decidem a ratificação ou não do Tratado Constitucional europeu. Sondagens apontam para a vitória do «não» e muitos países questionam o futuro da constituição

Cerca de 42 milhões de eleitores decidem hoje em referendo a ratificação ou não da França ao Tratado Constitucional europeu, culminando várias semanas de discussões intensas acompanhadas com expectativa pelos restantes países europeus.

Apesar de nove países já terem ratificado definitivamente o documento (Lituânia, Hungria, Eslovénia, Itália, Grécia, Eslováquia, Espanha, Áustria e Alemanha), esta será a segunda vez que os eleitores são consultados, depois dos espanhóis, que aprovaram o texto.

PUB

Contudo, o referendo em França poderá também tornar-se na primeira rejeição da Constituição Europeia, caso se confirme a tendência indicada pelas sondagens divulgadas durante a última semana.

Nos três inquéritos realizados entre quinta e sexta-feira, o «não» era maioritário, variando entre 51 e 56 por cento.

As primeiras indicações sobre o resultado só serão conhecidas às 22:00 horas locais (21:00 horas em Lisboa), depois do encerramento das mesas de voto em Paris e Lyon, cujos eleitores terão mais duas horas do que no resto do país para votar do que nas restantes localidades, onde o fecho será às 20:00 horas.

Os franceses poderão começar a votar às 08:00 horas nas 64.700 mesas de voto disponíveis para o efeito, instaladas principalmente em escolas.

Nos boletins, terá de ser colocada uma cruz no sim ou no não à pergunta «Aprova o projecto de lei que autoriza a ratificação do tratado que estabelece uma Constituição para a Europa?».

Nos territórios ultramarinos (Saint-Pierre-et-Miquelon, Guiana, Martinica, Guadalupe e Polinésia), o voto decorreu no sábado devido às diferenças horárias.

PUB

Últimas