Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministros das Finanças da UE abrem procedimento por défice excessivo

Relacionados

Comissão aponta para um défice público britânico de 3,3% do PIB

Os ministros das Finanças da União Europeia relançaram esta terça-feira um procedimento por défice excessivo contra o Reino Unido, pedindo a Londres que traga os seus défices para os limites autorizados até Abril de 2010, segundo fontes europeias, escreve a «Lusa».

Nas suas últimas previsões, a Comissão Europeia aponta para um défice público britânico de 3,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e em 2009, acima do limite máximo de três por cento permitido entre os países da UE, após 2,9% em 2007.

PUB

As previsões europeias são pouco mais pessimistas do que as previsões de Londres, que espera um défice de 3,2% este ano e no seguinte.

Os ministros das Finanças da UE pedem ao Reino Unido que tome medidas correctivas num prazo de seis meses e que ponha fim ao seu défice excessivo até ao exercício orçamental de 2009/2010, que termina no final de Março de 2010.

Um anterior procedimento de défice excessivo contra Londres fora interrompido no final do ano passado.

O Reino Unido não é passível de sanções financeiras por défice excessivo porque não pertence à zona euro e deve somente «esforçar-se para evitar os défices excessivos», segundo os termos do Tratado de Maastricht.

PUB

Relacionados

Últimas