Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco de Inglaterra corta juros para 1,5%

Relacionados

Especialistas admitem que mais cortes possam ser efectuados

O Banco de Inglaterra (BoE na sigla do inglês) decidiu esta quinta-feira um novo corte de 50 pontos base na taxa de juro de referência para o Reino Unido, para os 1,5%.

A decisão não surpreende os especialistas, que estavam já a contar com um novo corte do preço do dinheiro, como forma de tentar travar a crise económica, já que o Reino Unido registou no terceiro trimestre de 2008 a primeira contracção dos últimos 16 anos e que, de acordo com as previsões, deverá contrair-se mais de 1% o conjunto de 2009.

PUB

Também a descida da taxa de inflação britânica permite continuar a baixar as taxas de juro.

Nos últimos meses, o BoE reduziu por sete vezes a taxa de juro e tem efectuado cortes agressivos. O maior de sempre foi de 150 pontos base, mas houve ainda outro de 100 pontos base.

Com tanta descida, a taxa de referência acaba por ficar num valor nunca antes registado na história do banco central.

Os especialistas acreditam que virão aí ainda novos cortes e o próprio presidente do banco central, Mervin King, admitiu a possibilidade de as taxas de juro virem a aproximar-se de zero, como aconteceu já nos EUA.

O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se também na próxima quinta-feira para decidir a evolução da política monetária. Os especialistas esperam um novo corte da taxa de referência para a Zona Euro, que está agora nos 2,5%.

PUB

Relacionados

Últimas