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Turismo nos cenários e monumentos de filmes rende milhões

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O Reino Unido descobriu um novo chamariz para atrair turistas e ganhar dinheiro.

Milhares de pessoas procuram os novos roteiros turísticos, que incluem locais, edifícios ou monumentos onde foram filmados filmes ou séries famosas de televisão.

As paisagens que serviram de cenário à última versão do clássico de Jane Austen, «Orgulho e Preconceito», ou o castelo de Alnwick, que surge nos filmes de «Harry Potter» como Hogwarts, a escola de feitiçaria, têm rendido ao Reino Unido cerca de 2,6 milhões de libras por ano (3,8 milhões de euros), de acordo com um estudo citado pelo jornal britânico «The Guardian».

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Cenários e paisagens de filmes e séries que atingiram um estatuto de culto são os mais rentáveis. «Trainspotting» é um bom exemplo; «Monty Python and the Holy Grail» continua a atrair visitantes ao castelo Doune em Stirlingshire; «Dad's Army» é outro dos chamarizes. O resort fictício onde se desenrolou o filme da BBC continua a ser muito popular em Thetford, Norfolk, quase 40 anos depois de ter aparecido, pela primeira vez, como Walmington-on-Sea.

Mas o melhor exemplo é mesmo o castelo de Alnwick em Northumberland. O número de visitantes subiu 120% desde que foi adoptado como cenário da escola de feitiçaria nos filmes de «Harry Potter». A escola de «Hogwarts» é considerada responsável por uma receita turística estimada em nove milhões de libras na região.

Do mesmo modo, desde que Colin Firth emergiu da água de Lyme Park em 1995, na série de televisão «Orgulho e Preconceito», os números das receitas turísticos quase triplicaram.

Já a adaptação do clássico de Jane Austen de 2005 resultou num aumento de 20% nas visitas à Burghley House, em Lincolnshire, que surgia como a casa de Lady Catherine de Bourg, Rosings. Os passeios no Basildon Park, em Berkshire, que na adaptação de 2005 era Netherfield, onde Mr. Bingley aparecia.

Outro dos fenómenos de popularidade é a Lincoln Cathedral, onde se passou parte da rodagem do «Código Da Vinci». Os visitantes aumentaram 26%. Já a Capela Rosslyn registou uma subida de 33%.

O programa infantil «Balamory» também teve um forte impacto na ilha de Mull, onde se passava: mais 160 mil turistas, um aumento de 40%.

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